Aumente a longevidade com o jejum intermitente
- pimentelglauber
- 28 de abr. de 2020
- 3 min de leitura

O jejum intermitente está no auge de sua popularidade no momento, ocupando o primeiro lugar nas pesquisas relacionadas à dieta do Google em 2019. Mas, diferentemente das tendências de dieta de curta duração do passado, abordagens saudáveis para o jejum estão aqui para ficar.
O jejum intermitente é mais do que apenas uma dieta - é uma abordagem à restrição calórica (RC). RC significa reduzir sua ingestão calórica diária média abaixo do que é típico ou habitual sem se privar de nutrientes essenciais. Foi provado ser um meio poderoso de prolongar a vida útil dos animais, com estudos iniciais sugerindo que ele pode produzir os mesmos benefícios para os seres humanos.
Juntamente com os potenciais benefícios a longo prazo do jejum intermitente, há muitas vantagens a curto prazo para aqueles que conseguem seguir rotinas saudáveis de jejum. O jejum saudável pode levar a um melhor metabolismo, pressão arterial, níveis de colesterol e função cerebral , para citar alguns. Embora as formas tradicionais de jejum possam ser desafiadoras, o jejum intermitente pode ser muito mais fácil de incorporar à sua rotina semanal.
Até o momento, não existe uma abordagem correta universal para a restrição calórica. Se você está pensando em jejuar intermitente, pode basear o método escolhido no que funciona melhor para você e sua programação.
(Lembre-se, se você planeja fazer alterações substanciais em sua dieta, recomendamos consultar um médico primeiro.)
Aqui estão três abordagens para o jejum intermitente que você pode considerar:
1. Alimentação com restrição de tempo
A alimentação com restrição de tempo , às vezes chamada de jejum intermitente diário, é um dos métodos mais populares e acessíveis.
Nessa abordagem, os jejuns restringem a ingestão a horários específicos todos os dias. Com períodos rápidos, incluindo o tempo gasto em dormir, a maioria restringe a ingestão a uma janela de aproximadamente 8 a 10 horas (ou seja, das 10 às 18 horas). Com 8 horas de sono, isso significa apenas cortar os alimentos por cerca de 2 a 4 horas antes e depois de dormir.
2. Jejum em dias alternados
Ao seguir o jejum de dias alternados , você alterna entre períodos de alimentação regular e jejum “modificado” - a forma mais comum de JDA requer períodos de 36 horas sem ingestão calórica, seguidos por intervalos de 12 horas de alimentação regular . O jejum modificado geralmente significa seguir um consumo de calorias muito mais restritivo em comparação com a dieta padrão, geralmente diminuindo sua ingestão em aproximadamente 25%.
O JDA é considerado uma das formas mais extremas de jejum intermitente. Ainda assim, a pesquisa mostrou que aqueles que seguiram um plano de JDA por seis meses apresentaram níveis mais baixos de colesterol LDL e triglicerídeos (um tipo de gordura que pode aumentar seu risco de doença cardíaca) quando comparados a um grupo controle. 3. Dieta 5: 2
A dieta 5: 2 envolve seguir sua dieta habitual cinco dias por semana, enquanto restringe sua ingestão calórica a 500-600 nos dois outros dias. Não tão popular quanto as outras abordagens, o plano 5: 2 pode ser uma solução para aqueles que acham mais fácil jejuar em dias específicos da semana (embora os dois dias mais rápidos não possam ser consecutivos).
Note-se que com esta dieta, você não comer um pouco "rápidos" dias. Como a dieta é baseada na ingestão de calorias, você pode consumir duas a três pequenas refeições ao longo do dia ou uma única refeição no café da manhã ou no jantar.
Restrição calórica: não apenas sobre o jejum intermitente
Além do jejum, existem algumas práticas importantes de dieta e estilo de vida que são essenciais para manter a boa saúde:
Siga o plano de refeições certo
Como em qualquer dieta, certifique-se de não eliminar os nutrientes essenciais - você está comendo de maneira mais inteligente e eficaz.
Se você estiver em jejum, isso é extremamente importante para lembrar. Quando você come, deseja garantir que suas refeições sejam saudáveis e completas e que não choque seu corpo com fome de nutrientes com açúcar ou carboidratos refinados.
Precisa de algumas idéias? Confira nossas receitas e planos de refeições projetados especificamente para a longevidade e a restrição calórica.
Pratique exercícios regularmente
O exercício regular também é fundamental para o aumento da longevidade e da saúde geral. Ray Kurzweil e Dr. Terry Grossman enfatizam a importância da atividade física . De fato, suas pesquisas mostram que apenas três horas de exercício por semana podem reverter 10 anos de envelhecimento. O impacto de um investimento de tempo tão mínimo (apenas 3 horas!) Pode mudar a vida.
Enquanto o jejum intermitente reduz sua ingestão calórica geral, o exercício pode ajudar a fortalecer seu corpo e queimar calorias em dias não rápidos. Por contexto (ou um pouco de motivação): uma hora de corrida queima aproximadamente 606 calorias, uma hora de natação usa 423 calorias e uma hora de caminhada usa 314 calorias .




Comentários