top of page

Tudo o que você precisa saber sobre a inflamação da tireoide

  • Foto do escritor: pimentelglauber
    pimentelglauber
  • 19 de set. de 2020
  • 7 min de leitura


ree

  • Tipos de tireoidite |

  • Tireoidite de Hashimoto |

  • Tireoidite silenciosa |

  • Tireoidite subaguda |

  • Tireoidite pós-parto |

  • Tireoidite induzida por radiação |

  • Tireoidite induzida por medicamentos |

  • Tireoidite supurativa |

  • Teste para tireoidite |

  • Tratamento da tireoidite

Principais vantagens:

  • A causa mais comum de inflamação da tireoide é a autoimunidade.

  • A má saúde intestinal pode desempenhar um papel significativo nas doenças autoimunes da tireoide.

  • A inflamação da tireoide em curto prazo pode ser causada por parto recente, reações a medicamentos, radioterapia ou infecções virais.


A tireoidite é uma inflamação da glândula tireoide, que pode afetar a função tireoidiana.

A tireoidite pode fazer com que a glândula tireoide superproduza ou subproduza o hormônio tireoidiano. Alguns tipos de tireoidite podem causar dor na tireoide . No entanto, os tipos mais comuns de tireoidite são indolores.


Normalmente, os primeiros sinais de tireoidite são sintomas de hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Alguns pacientes podem ter inicialmente hipertireoidismo e, em seguida, desenvolver hipotireoidismo.


Tipos de tireoidite


Primeiro, vamos revisar o que é tireoidite. Para fazer isso, precisamos discutir a inflamação.


A inflamação é a resposta natural do seu sistema imunológico a lesões ou infecções.

Pense em uma área inflamada e vermelha que você viu na pele. Pode ser causado por um corte que não está sarando bem, uma lasca ou até mesmo uma queimadura. Esse mesmo processo de inflamação pode acontecer com a glândula tireóide.


Muitas coisas diferentes podem ferir ou infectar sua glândula tireoide, causando tireoidite. Faremos um de cada vez.


Tireoidite de Hashimoto


De longe, a causa mais comum de tireoidite  é uma doença autoimune da tireoide chamada tireoidite de Hashimoto ou doença de Hashimoto.


A tireoidite autoimune é 10 vezes mais comum em mulheres do que em homens.


Com a tireoidite de Hashimoto, seu próprio sistema imunológico ataca a glândula tireoide em um caso de erro de identidade, causando inflamação. Este ataque leva à tireoidite crônica. Assim como uma ferida muito infectada, a inflamação crônica da glândula tireoide pode resultar em cicatrizes e danos permanentes às células da tireoide. Uma vez danificada, a glândula tireóide é menos capaz de produzir os hormônios tireoidianos de que seu corpo precisa para o metabolismo. Esse dano é a causa mais comum de hipotireoidismo.


Alguns pacientes com tireoidite de Hashimoto podem não ter sintomas óbvios. Outros pacientes lutam com sintomas de hipotireoidismo, incluindo fadiga, ganho de peso, constipação, névoa cerebral, rouquidão e queda de cabelo. Esses sintomas podem ser resultado de níveis baixos de hormônio da tireoide. Eles também podem ser causados ​​por desequilíbrios intestinais, comumente encontrados em pacientes com tireoidite auto-imune.


Os pacientes de Hashimoto também podem ter nódulos na tireoide. Geralmente são nódulos pequenos, indolores e benignos na glândula tireoide. Geralmente, os nódulos da tireoide não são motivo de preocupação , mas você deve consultar um médico se eles estiverem crescendo  ou doerem.


A doença de Hashimoto é diagnosticada por meio de exames de sangue para anticorpos da tireoide.


Embora a doença de Hashimoto seja normalmente considerada uma doença autoimune vitalícia, há boas notícias. A pesquisa mostra uma correlação entre doenças autoimunes da tireoide e problemas de saúde intestinal. Isso nos dá uma via de tratamento da tireoidite que vai além da levotiroxina (por exemplo, Synthroid, Puran ou Euthyrox) ou da reposição do hormônio tireoidiano.

É possível reduzir ou mesmo eliminar seus sintomas, amortecer o processo auto-imune e sentir-se bem com a doença de Hashimoto com melhor saúde intestinal .


Tireoidite silenciosa


A tireoidite silenciosa é um tipo de tireoidite indolor que também é causada por uma resposta auto-imune. A tireoidite silenciosa tem muito menos probabilidade de se tornar uma condição crônica do que a doença de Hashimoto.


Os pacientes podem apresentar sintomas de hipotireoidismo, hipertireoidismo ou hipertireoidismo seguido de hipotireoidismo. Os sintomas geralmente desaparecem por conta própria em 6 a 18 meses, mas, em um pequeno número de casos, os pacientes ficarão com hipotireoidismo permanente.


A tireoidite silenciosa é muito menos comum do que a tireoidite de Hashimoto.

Como outros tipos de tireoidite autoimune, os pacientes com tireoidite silenciosa podem ter problemas de saúde intestinais subjacentes . Os pacientes podem se beneficiar de mudanças na dieta e estilo de vida e tratamentos que melhoram a saúde intestinal.


Tireoidite subaguda (tireoidite de De Quervain )


A tireoidite subaguda é causada por uma infecção viral (como caxumba ou gripe) e pode causar dor na tireoide. É também conhecida como tireoidite de de Quervain ou, às vezes, tireoidite granulomatosa subaguda.


Pacientes com tireoidite subaguda apresentam inflamação rápida e dolorosa da glândula tireoide e podem sentir-se mal e ter febre. A tireoidite subaguda geralmente resulta em sintomas de hipertireoidismo, como aumento da frequência cardíaca, palpitações e perda de peso.


Na maioria dos casos, a tireoidite subaguda é temporária e se resolve sozinha. Os tratamentos mais comuns são a aspirina para ajudar a reduzir a inflamação e o repouso na cama.

Até 11% dos pacientes podem desenvolver um distúrbio permanente da tireoide e se tornarem hipotireoideo

.

Tireoidite pós-parto


Embora não seja comum, algumas mulheres desenvolvem tireoidite um ano após o parto.

Pacientes com tireoidite pós-parto podem começar com hipertireoidismo, que eventualmente muda para uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo). Outros pacientes podem apresentar apenas sintomas de hipotireoidismo.

Uma teoria é que as pacientes que sofrem de tireoidite pós-parto têm tireoidite autoimune subclínica subjacente. Essa condição aumenta após o parto devido a flutuações nos hormônios e na função imunológica.

A tireoidite pós-parto remite por conta própria na maioria das pacientes, embora até 25% delas fiquem com hipotireoidismo permanente. Além disso, as mulheres que tiveram tireoidite pós-parto têm maior probabilidade de recorrência se engravidarem novamente.


Tireoidite induzida por radiação


Os tratamentos com altas doses de radiação para câncer ou terapia com iodo radioativo para a doença de Graves podem causar inflamação da glândula tireóide em alguns pacientes. Os sintomas geralmente aparecem de 5 a 10 dias após o tratamento com radiação e podem incluir dor na tireoide, sensibilidade e sintomas de hipertireoidismo.

A tireoidite induzida por radiação geralmente se resolve sozinha em cerca de um mês. Nesse ínterim, medicamentos antiinflamatórios podem aliviar os sintomas.


Tireoidite induzida por drogas

Certos medicamentos podem causar inflamação da tireóide, incluindo:

  • Interferons (usados ​​para tratar câncer)

  • Amiodarona (para problemas de ritmo cardíaco)

  • Lítio (usado para transtorno bipolar)

Este efeito colateral ocorre apenas em uma pequena fração dos pacientes que usam esses medicamentos. A tireoidite induzida por medicamentos pode causar dor na tireoide e causar sintomas de hipertireoidismo e hipotireoidismo.

O inchaço da glândula tireoide desaparecerá por conta própria assim que você parar de tomar os medicamentos. Se você suspeitar de tireoidite induzida por medicamentos, converse com seu médico antes de interromper qualquer medicamento.


Tireoidite supurativa

A tireoidite supurativa é uma infecção bacteriana da glândula tireóide que sofre abcessos. É uma doença grave e potencialmente fatal se não for tratada com antibióticos. Felizmente, essa é uma condição muito rara.

Os pacientes com essa infecção bacteriana geralmente apresentam febre, dor na tireoide e dificuldade para engolir.

Câncer de tireoide, bócio grande e tireoidite de Hashimoto podem ser fatores de risco para tireoidite supurativa. Também é possível que a glândula tireoide seja infectada como resultado de um teste de biópsia aspirativa com agulha fina.


ree

Teste para tireoidite


Seu médico pode solicitar um ou mais dos seguintes testes para diagnosticar tireoidite:

  • Os testes de função tireoidiana  são exames de sangue padrão que medem os níveis do hormônio tireoidiano. Os testes de função tireoidiana podem determinar se você tem hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Os testes de tireoide verificam seus níveis de:  

    • Hormônios T4 e T3 livre: são os hormônios da tireoide produzidos pela glândula tireoide. Eles desempenham um papel importante na regulação do metabolismo do corpo, da frequência cardíaca e da temperatura corporal. O excesso de hormônio tireoidiano pode causar sintomas de hipertireoidismo. Muito pouco hormônio tireoidiano pode causar sintomas de hipotireoidismo.

    • TSH (hormônio estimulador da tireoide): hormônio produzido na glândula pituitária. TSH sinaliza a glândula tireóide para produzir T4 e T3. Níveis elevados de TSH no sangue estão associados ao hipotireoidismo. Nesse caso, o corpo está tentando estimular mais a produção do hormônio tireoidiano. Níveis baixos de TSH no sangue estão associados ao hipertireoidismo, pois o corpo tenta reduzir a produção do hormônio tireoidiano.


O sobrediagnóstico de hipotireoidismo é um problema significativo tanto na medicina convencional quanto na natural.

  • Os testes de anticorpos da tireoide  são exames de sangue que detectam doenças autoimunes da tireoide. Níveis elevados de anticorpos antitireoidianos sugerem a presença de tireoidite autoimune.

  • A taxa de sedimentação de eritrócitos  (VHS) é um exame de sangue que procura marcadores de inflamação no corpo. O teste de VHS é usado para diagnosticar tireoidite subaguda.

  • O ultrassom da tireoide   é usado para visualizar a anatomia da glândula tireoide. Este método pode detectar nódulos tireoidianos, inchaço e alterações na densidade da tireóide.

  • A captação de iodo radioativo  é outro teste que pode detectar a função tireoidiana hiperativa ou hipoativa. Os pacientes recebem uma quantidade muito pequena de iodo radioativo, e o teste é feito durante um período de 24 horas para ver quanto do iodo radioativo é absorvido pela glândula tireóide.

Tratamento da tireoidite

A inflamação aguda e de curto prazo da glândula tireoide geralmente se resolve sozinha assim que a causa da inflamação (por exemplo, medicamentos, radiação ou parto) diminui.

Várias opções de tratamento estão disponíveis para tireoidite. A melhor opção depende da causa e dos sintomas:

Tratamentos Padrão

  • A inflamação dolorosa da tireoide pode ser tratada com anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno. Os AINEs podem ser muito úteis para o controle da dor de curto prazo. No entanto, é muito importante evitar usá-los por longos períodos de tempo. A pesquisa mostra que os AINEs podem danificar as paredes intestinais e causar vazamentos intestinais.

  • A prednisona é algumas vezes recomendada para pacientes com tireoidite subaguda, quando os AINEs não fornecem alívio adequado da dor.

  • O hipotireoidismo pode precisar ser tratado com levotiroxina, um hormônio tireoidiano sintético.

  • Para hipertireoidismo, podem ser prescritos beta bloqueadores.


ree

Tratamentos Naturais



  • Suplementos  como selênio e zinco, vitamina D e para alguns pacientes ferro, e ácido gástrico (betaina HCl), probióticos podem melhorar os marcadores da tireoide, incluindo o anticorpos que podem causar tireoidite.

  • A tireoidite autoimune geralmente pode ser controlada com muito sucesso , melhorando a saúde intestinal (evitando alimentos inflamatórios como glúten e leite e derivados)

Resultado

Existem muitas razões possíveis para a inflamação da glândula tireóide, mas a razão mais comum é, de longe, um distúrbio auto-imune da tireóide. A tireoidite pode ter efeitos de longo alcance na sua saúde e bem-estar geral.

Se você suspeitar de um distúrbio da tireoide, é importante obter um diagnóstico adequado e abordar a causa raiz dos sintomas da tireoide.

 
 
 

Comentários


Seguir

Entre em contato para mais informações

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 - 19:00

CONSULTA PARTICULAR

EXAMES PELO CONVÊNIO

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • Instagram

© 2017 - DRGLAUBERPIMENTEL

INSTAGRAM

bottom of page