Medicina Funcional - o que ela tem de diferente?
- pimentelglauber
- 28 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
O QUE É MEDICINA FUNCIONAL?
A Medicina Funcional aborda as causas subjacentes da doença, usando uma abordagem orientada a sistemas e envolvendo pacientes e profissionais em uma parceria terapêutica. É uma evolução na prática da medicina que atende melhor às necessidades de saúde do século XXI.
Ao mudar o foco tradicional da prática médica centrada na doença para uma abordagem mais centrada no paciente, a medicina funcional dirige-se a toda a pessoa, não apenas a um conjunto isolado de sintomas. Os profissionais de Medicina Funcional passam tempo com seus pacientes, ouvindo suas histórias e observando as interações entre fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida que podem influenciar a saúde a longo prazo e doenças crônicas complexas. Dessa forma, a Medicina Funcional apóia a expressão única de saúde e vitalidade de cada indivíduo.

ASSISTÊNCIA CENTRADA NO PACIENTE
O foco da Medicina Funcional está no atendimento centrado no paciente, promovendo a saúde como uma vitalidade positiva, além da ausência de doença. Ao ouvir o paciente e aprender sua história, o profissional leva o paciente ao processo de descoberta e adapta os tratamentos que atendem às necessidades exclusivas do indivíduo.
ABORDAGEM DE SAÚDE BASEADA NA CIÊNCIA
Os profissionais de Medicina Funcional parecem “a montante” para considerar a complexa rede de interações na história, fisiologia e estilo de vida do paciente que pode levar à doença. A composição genética exclusiva de cada paciente é considerada, juntamente com os fatores internos (mente, corpo e espírito) e externos (ambiente físico e social) que afetam o funcionamento total.
INTEGRANDO AS MELHORES PRÁTICAS MÉDICAS
A Medicina Funcional integra as práticas médicas ocidentais tradicionais com o que às vezes é considerado medicina “alternativa” ou “integrativa”, criando um foco na prevenção através da nutrição, dieta e exercício; uso dos mais recentes testes de laboratório e outras técnicas de diagnóstico; e combinações prescritas de medicamentos e / ou medicamentos botânicos, suplementos, dietas terapêuticas, programas de desintoxicação ou técnicas de controle do estresse.




Comentários