A conexão entre cortisol e testosterona
- pimentelglauber
- 31 de mai. de 2020
- 5 min de leitura

O hormônio do estresse cortisol é bem conhecido. Eu costumo rotulá-lo como "inimigo número um da testosterona".Esse hormônio e sua relação com a produção de testosterona é explicado abaixo
O que é testosterona?
A testosterona é um hormônio com muitas funções importantes no corpo. Nos machos, é produzido nos testículos, enquanto nas fêmeas é produzido nos ovários e nas glândulas supra-renais. A testosterona tem funções anabólicas no processo de metabolismo, que envolve a construção de tecidos corporais, como músculos, a partir dos componentes químicos e moléculas. No geral, no entanto, a testosterona é responsável pelo bem-estar sexual saudável nos homens. Também é responsável por uma libido saudável, massa óssea saudável, produção de glóbulos vermelhos e distribuição de gordura corporal.
O que é cortisol?
O cortisol é um hormônio catabólico envolvido na decomposição de compostos complexos em moléculas mais simples que podem ser usadas no corpo. O cortisol também ajuda a manter a homeostase, controlar a inflamação, o estresse, os níveis de açúcar no sangue, a pressão arterial, a imunidade e o metabolismo. Outras funções do cortisol incluem mantê-lo alerta e prepará-lo para lidar com o perigo.
O cortisol é produzido pelas glândulas supra-renais localizadas na parte superior dos rins em resposta a sinais das glândulas pituitária e hipotálamo. O nível de cortisol é normalmente alto pela manhã e mais baixo à noite e durante a noite. No entanto, algumas pessoas têm níveis cronicamente altos de cortisol devido ao estresse, sono inadequado e dieta pobre.
Tais níveis elevados de cortisol podem levar a problemas como função tireoidiana prejudicada, diminuição da massa muscular e óssea, aumento da pressão arterial, aumento da gordura da barriga, função imune umedecida e baixos níveis de testosterona.
Conexão entre cortisol e testosterona
Testosterona e cortisol são hormônios importantes no processo de metabolismo. Um quebra os componentes alimentares complexos e o outro usa os componentes quebrados para construir tecidos e outros materiais corporais. O cortisol, portanto, funciona de maneira oposta à testosterona. Além disso, altos níveis de cortisol podem causar uma redução na produção de testosterona.
A produção e disponibilidade inadequadas de testosterona nos homens levam a baixa libido, mau humor , fadiga, diminuição da massa muscular e óssea, aumento da gordura da barriga e diminuição dos pêlos do corpo.
A pesquisa estabeleceu que altos níveis de cortisol têm um efeito negativo nos níveis de testosterona. Este estudo descobriu que o cortisol inibe a produção de testosterona nas células de Leydig nos testículos de ratos. Num estudo em humanos , a administração de doses de cortisol farmacológico induziu uma diminuição da produção de testosterona.
Dicas rápidas para reduzir o cortisol
Se você está estressado cronicamente e tem altos níveis de cortisol, pode reverter isso naturalmente seguindo as 5 maneiras naturais a seguir para reduzir o cortisol:
1. Durma mais
Dormir adequadamente todas as noites pode ajudar a reduzir o estresse e os níveis de cortisol . Em média, dormir cerca de 8 horas por noite fornece descanso suficiente para controlar seu nível de cortisol. Vale ressaltar que você precisa dormir no mesmo horário todas as noites para ajudar seu corpo a estabelecer e manter um ritmo de sono saudável (circadiano) necessário para níveis saudáveis de cortisol.
Para manter níveis saudáveis de cortisol, você também precisará fazer outras mudanças no estilo de vida, incluindo uma dieta e exercícios saudáveis
Caso você não consiga dormir horas adequadas porque trabalha à noite ou em turnos, tire um cochilo durante o dia para reduzir a fadiga e ajudar a diminuir os níveis de cortisol. Dormir mais também ajuda seu corpo a produzir mais testosterona .
2. Coma saudavelmente
Uma dieta pobre, composta por alimentos refinados, gorduras trans e alto teor de açúcar, geralmente é deficiente em fibras e nutrientes essenciais. Isso pode levar a níveis não saudáveis de glicose no sangue, causar inflamação e aumentar os níveis de estresse e cortisol, além de outros problemas hormonais, incluindo baixa testosterona. Também leva a ganho de peso inadequado e problemas de saúde em geral.
Mas os níveis de estresse e cortisol podem ser reduzidos pela ingestão regular de uma dieta saudável composta de alimentos integrais e não refinados, ricos em fibras, gorduras saudáveis, nutrientes essenciais e antioxidantes . Alimentos saudáveis que podem ajudar a reduzir os níveis de cortisol incluem grãos integrais, frutas , probióticos , chocolate amargo , chá e óleo de peixe.
Esses alimentos ajudam o corpo a recuperar o equilíbrio hormonal, fornecer energia adequada e manter um peso saudável. Quando isso for alcançado, você poderá dormir adequadamente à noite e se tornar mais saudável em geral.
3. Exercite-se, mas evite cardio
O exercício ajuda seu corpo a manter sua saúde geral, incluindo a redução do estresse. E embora possa aumentar os níveis de adrenal e cortisol durante e imediatamente após o exercício, a longo prazo, o exercício regular ajuda seu corpo a reduzir os níveis de estresse e cortisol . Ajuda no metabolismo e também ajuda a regular os níveis hormonais gerais, a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue e a dormir melhor à noite.
No entanto, exercícios excessivos , incluindo cardio, podem estressar ainda mais o corpo e, assim, aumentar os níveis de cortisol. Exercitar-se por cerca de meia hora a uma hora por pelo menos três dias em uma semana é geralmente adequado.
4. Meditar
Estudos descobriram que a meditação pode reduzir consideravelmente os níveis de cortisol. Isso sugere que tirar um tempo para relaxar é uma das maneiras mais fáceis de, não apenas reduzir os níveis de estresse e cortisol, mas também aumentar seus níveis de testosterona. A meditação acalma a mente e, finalmente, o corpo, ajudando a reduzir os níveis de estresse e cortisol.
Também foram encontradas técnicas de relaxamento, como respiração profunda , ioga e tai chi , para reduzir os níveis de estresse e cortisol.
5. Evite pessoas e ambientes estressantes quando possível
Embora a socialização seja uma boa prática para ajudar a reduzir os níveis de estresse e cortisol, envolver-se com pessoas estressantes pode aumentar o estresse e piorar a situação. De acordo com um estudo da Universidade Frindrich Schiller da Alemanha, quando você é exposto a emoções negativas de pessoas negativas ou tóxicas, o estresse atinge seu cérebro e causa sérias respostas ao estresse. Em outras palavras, o estresse de outras pessoas pode atrapalhar você e a exposição crônica a indivíduos estressados pode aumentar seus níveis de estresse e cortisol. Portanto, você deve evitar ou minimizar o contato com pessoas estressadas o máximo possível.
Sumário
A testosterona e o cortisol são dois hormônios importantes, responsáveis por diferentes funções no corpo. Os dois são críticos para que o metabolismo forneça ao corpo suas necessidades energéticas, além de manter a saúde geral. Para fazer isso, é necessário um delicado equilíbrio hormonal entre os dois. Mas quando esse equilíbrio está ausente e os níveis de cortisol aumentam muito, isso leva a uma queda nos níveis de testosterona.
Os resultados podem ser devastadores, especialmente para os homens. Baixos níveis de testosterona interferem na libido sexual masculina, no nível de energia e na força do corpo. No entanto, seguindo as 5 maneiras naturais acima para diminuir os níveis de estresse e cortisol, você pode recuperar os níveis saudáveis de testosterona. Dessa forma, você recuperará sua saúde sexual e geral.




Obrigada. Gostei muito do post. Como é feito exames para medir o nivel de cortisol?