Implante ANTICONCEPCIONAL: tudo o que você precisa saber antes de colocar
- pimentelglauber
- 13 de jul. de 2020
- 4 min de leitura

Hoje, temos uma variedade de opções quando se trata de controle de natalidade. Algumas das opções são de longo prazo e semi-permanentes, aliviando muitas tensões e preocupações com a gravidez indesejada. Um implante de controle de natalidade pode ser uma ótima solução para você, se você está cansado de se preocupar com os meandros dos métodos contraceptivos.
Quer saber o que é um implante de controle de natalidade? Implantes contraceptivos são um método hormonal de controle de natalidade. Os implantes são hastes plásticas flexíveis, comparáveis em tamanho a um palito de fósforo, inseridas sob a pele do braço por um profissional médico licenciado
IMPLANTE HORMONAL - PROGESTÁGENO
Os implantes de controle de natalidade são um método contraceptivo de longo prazo - sua vida funcional pretendida é de três anos. O implante funciona liberando o hormônio progestina no corpo. A progestina atua no corpo de duas maneiras:
A progestina engrossa o muco cervical. O esperma não pode se mover através do muco espessado para fertilizar um óvulo.
A progestina pode inibir a ovulação, o que impossibilita a fertilização.
Um médico faz a inserção e remoção de qualquer implante de controle de natalidade no braço. É um procedimento rápido, realizao após anestesia local, no consultório
Na consulta de inserção do implante contraceptivo, seu médico avaliará primeiro sua saúde geral, incluindo qualquer histórico de distúrbios trombóticos, doenças hepáticas e riscos de câncer de mama. Eles discutirão seus métodos anteriores de controle de natalidade e seu ciclo. A inserção do implante será cronometrada adequadamente com base no seu ciclo menstrual. O momento correto determina se você precisa ou não usar um método adicional de controle de natalidade para a semana após a inserção. Alguns pacientes podem precisar fazer um teste de gravidez antes da inserção. O procedimento de inserção do implante é rápido. O seu médico fará você deitar de costas enquanto ele localiza o espaço entre o músculo bíceps e tríceps na parte superior do braço. Anestésico local será injetados para anestesiar a área e um aplicador será usado para inserir o implante logo abaixo da pele.
O médico pode avaliar se o implante está no local apropriado pela sensação. Se necessário, eles também podem usar ultrassom ou raio-X para garantir que o local esteja correto. Um pequeno curativo será colocado sobre o local de inserção. Um curativo de pressão, que pode ser removido após 24 horas, também é colocado sobre o local.
A remoção do implante também é realizada pelo médico durante uma visita em consultório. Um anestésico local será novamente utilizado. Seu médico fará uma pequena incisão na pele no local do implante e empurrará manualmente a inserção para fora da incisão até que ela possa ser agarrada com uma pinça e removida.
A incisão será fechada e colocada uma faixa de compressão. Todo o procedimento normalmente leva cerca dez a quinze minutos.
O implante de controle de natalidade tem muitas vantagens, incluindo:
Eficácia: Implantes contraceptivos são relatados como 99% eficazes.
Conveniência: Os implantes são um método contraceptivo verdadeiro de longo prazo (três anos), "compre e esqueça".
Privacidade: a maioria das mulheres relata que pode sentir o implante de controle de natalidade no braço, mas não pode vê-lo sob a pele.
Hormônios mínimos: os implantes contraceptivos não incluem o hormônio estrogênio. Isso é importante para muitas pessoas que não conseguem usar métodos contraceptivos relacionados ao estrogênio.
Efeitos positivos do ciclo menstrual: Muitos usuários de implantes contraceptivos relatam um período mais leve. Um em cada três usuários não relatou nenhum período após o implante ter sido inserido por um ano.
Fertilidade futura: Sabe-se que os implantes de controle de natalidade têm algum efeito na fertilidade futura. É possível começar a tentar engravidar imediatamente após a remoção do implante.
Como com qualquer dispositivo médico ou medicamento, sempre há desvantagens e efeitos colaterais declarados. Ambos são discutidos aqui.
Proteção contra infecção sexualmente transmissível (DST): implantes contraceptivos NÃO protegem contra DSTs. Embora possam prevenir uma gravidez indesejada, proteção adicional (como preservativos ) deve ser usada para impedir a transmissão de DSTs.
Obesidade e eficácia: algumas pesquisas sugerem que os implantes de controle de natalidade não são tão eficazes em pessoas com um índice de massa corporal maior que 30.
Gravidez ectópica: Embora a chance de gravidez seja menor que 1 em 100, o risco de gravidez ectópica (quando um óvulo se implanta fora do útero) se ocorrer fertilização é um pouco maior.
Efeitos colaterais: Os efeitos colaterais, se presentes, variam de pessoa para pessoa. Alguns dos efeitos colaterais relatados são sangramento irregular durante os primeiros 6 a 12 meses após a inserção, eritema, hematoma, hematomas ou infecção no local do implante, dor abdominal ou nas costas, seios doloridos, ganho de peso, secura vaginal , resistência à insulina leve, diminuição desejo sexual , alterações de humor ou depressão, náusea ou dor de estômago, dores de cabeça, tontura ou risco aumentado de cistos ovarianos não cancerígenos .

Nenhum método de controle de natalidade é perfeito. Mas para quem quer gastar menos tempo pensando em contracepção, um implante de controle de natalidade pode ser uma excelente opção. Os implantes são uma solução a longo prazo, extremamente eficaz, com risco mínimo. Se você acha que um implante pode ser a escolha certa para você e seu estilo de vida, agende uma consulta com seu médico em breve.




Comentários