Orquestra hormonal - o que você tem haver com isso? Você deve participar ativamente dela
- pimentelglauber
- 16 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Prepare-se para um pouco de ciência...
Quando falamos de hormônios, falamos sobre o sistema endócrino.
O sistema endócrino é composto de várias glândulas principais, como o hipotálamo, pineal,

tireóide, supra-renais, ovários, testículos, pâncreas e glândula pituitária - também conhecida como glândula mestra, porque “diz” a outras glândulas endócrinas o que fazer.
Coletivamente, elas produzem MUITOS hormônios. Tipo, mais de 20. (Aposto que você só pode citar um par de cabeça!)
Seus hormônios e essas glândulas funcionam como uma sinfonia; cada um deles precisa tocar em sintonia para que você esteja em um estado de saúde vibrante. 🎼 E, assim como quando um MÚSICO de uma orquestra é desafinado, quando um hormônio desvia do rumo, os outros seguem o mesmo caminho e desarmonia.
Você provavelmente já teve um relacionamento necessário com os hormônios, ignorando apenas até começarem a funcionar mal.
A HIERARQUIA HORMONAL
Vamos pensar nesses hormônios como estando em um sistema hierárquico
.
O equilíbrio entre eles é super importante. O excesso de stress altera os níveis de cortisol, e alteram os hormônios tiroideanos, facilitando o processo de engorda, levando a cansaço, memória ruim, dificuldade de perder peso e facilidade de ganhar peso; diminuem os hormônios sexuais, levando a baixa libido e queima de seus músculos e acúmulo de gordura; e alteram os níveis de insulina, facilitando o acúmulo de gordura. O stress em excesso leva a insônia, prejudicando a produção de Melatonina, facilitando distúrbios mentais como depressão, alteração de níveis pressóricos, obesidade, envelhecimento precoce, memória e raciocínio ruim, gatilhos para doenças auto-imunes e câncer. Está vendo como é complexo?
O equilibrío não é fácil. Mas vamos facilitar esse processo? Não se exponha, se possível, a situações crônicas que facilitem a evolução das doenças. Geralmente as doenças não aparecem de um hora para outra... ela vem lentamente com a criação de ambiente propício negativo.




Comentários