Sexo e seu ciclo menstrual: eles estão conectados?
- pimentelglauber
- 10 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Como a atividade sexual afeta o seu ciclo mensal?

Médicos especialistas associam mudanças no desejo sexual com mudanças na proporção de estrogênio e progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essas mudanças ocorrem em diferentes fases do seu ciclo mensal. Durante o período menstrual e por alguns dias depois, a concentração de ambos os hormônios é baixa, resultando em menos desejo sexual.
Quando a ovulação chega, o estrogênio atinge o pico, aumentando naturalmente a libido. Depois que o processo de ovulação termina, há um aumento na produção de progesterona, e você pode notar uma queda no seu desejo sexual.
A duração exata de um ciclo menstrual difere muito de pessoa para pessoa. Mas como a frequência das relações sexuais afeta isso?
Na tentativa de responder a essa pergunta, os pesquisadores realizaram vários estudos nos Estados Unidos na década de 1970. Eles envolveram pessoas que se envolviam em níveis variáveis de atividade sexual, não usavam contraceptivos hormonais ou dispositivos intra-uterinos e iniciaram o período pelo menos sete anos antes do estudo.
Para os participantes que tiveram relações sexuais regulares, seus ciclos menstruais variaram de 26 a 33 dias (com 29,5 dias sendo a média). Esse período de tempo é considerado propício à concepção, uma vez que esses ciclos geralmente são ovulatórios, o que significa que a ovulação provavelmente ocorreu.
Para os participantes que tiveram relações sexuais de maneira inconsistente, seus ciclos tiveram um espectro mais amplo de comprimentos. Eles tiveram ciclos muito curtos ou muito longos, geralmente anovulatórios (o que significa que a ovulação não ocorreu), em comparação com o outro grupo.
Depois de se tornarem sexualmente ativas, algumas pessoas percebem uma mudança no seu ciclo mensal. De fato, a relação sexual pode desencadear certas mudanças no corpo feminino. Os orgasmos liberam grandes quantidades de ocitocina. E mesmo que você não precise do orgasmo para engravidar, produz flutuações hormonais e reduz o estresse.
A atividade sexual rotineira também tende a alterar certas características hormonais do seu ciclo menstrual. Seus períodos podem se tornar cada vez mais previsíveis, e os sintomas da síndrome pré-menstrual podem ser menos visíveis.




Comentários