Tireóide e fertilidade: sintomas de hipotireoidismo em mulheres e outras condições a ter em mente
- pimentelglauber
- 13 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Hoje, vamos nos aprofundar nos problemas da tireóide e nas condições de saúde associadas a níveis muito altos ou baixos de hormônios da tireóide.
A glândula tireóide produz vários hormônios, dois dos quais afetam a função ovariana: tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).
Os ovários têm receptores para esses hormônios. T3 e T4 afetam:
crescimento e maturação do ovo
produção de progesterona e estrogênio pelo corpo lúteo
fertilização do ovo
viabilidade embrionária em seus estágios iniciais de desenvolvimento
Os hormônios estimulam a absorção do colesterol intestinal e a síntese de colesterol no fígado usada para sintetizar hormônios sexuais.
A deficiência de T4 e T3 no corpo pode causar uma escassez de material necessário para produzir hormônios sexuais femininos, o que interromperá a síntese hormonal e os processos de maturação dos ovos.
As doenças da glândula tireóide causam perturbações nas glândulas sexuais, que podem levar a:
desenvolvimento sexual prematuro ou tardio
mau funcionamento ovariano
menor síntese de hormônios sexuais femininos
distúrbios do ciclo menstrual e ausência de ovulação
aumento da produção de prolactina, uma causa de infertilidade
Para normalizar o sistema reprodutivo, é importante normalizar a produção de hormônios da tireóide como a tiroxina (T4), triiodotironina (T3) e hormônio estimulador da tireóide (TSH).
Testes e regime de tratamento podem ser prescritos pelo endocrinologista reprodutivo. Sintomas de hipotireoidismo
Em até 34% dos casos, o hipotireoidismo - um distúrbio da glândula tireóide, quando os hormônios tireoxina (T4) e triiodotironina (T3) não são produzidos em quantidades suficientes - é uma causa comum de infertilidade feminina.
A deficiência leva a uma interrupção na síntese, metabolismo e transporte de hormônios sexuais femininos.
Isso pode resultar em alterações do ciclo menstrual, ausência de ovulação, deficiência da fase lútea e infertilidade por hipotireoidismo.
Às vezes, a condição é acompanhada por fadiga, problemas de concentração e memória fracos, dores musculares e articulares, ganho de peso, unhas quebradiças e ressecamento da pele.
Se você tiver esses sintomas baixos da tireóide, não os ignore. É recomendável que você se submeta a testes hormonais da tireóide.

Uma das causas da dificuldade de concepção (em 4,6% dos casais inférteis) é o hipertireoidismo - um excesso nos hormônios da tireóide tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).
Quando esses hormônios circulam no sangue por um longo tempo, levam à hiperplasia, pólipos endometriais, síndrome dos ovários policísticos (SOP) , sangramento uterino e ausência de menstruação. PCOS pode ter os seguintes sintomas:
irritabilidade
palpitações cardíacas
perda de peso
perda de cabelo
crescimento rápido das unhas
tremores nas mãos
sensibilidade ao calor
magreza e suavidade da pele.
Se você é sexualmente ativo e não pode engravidar, seria razoável fazer um exame da tireóide.



Comentários