Aproveite o poder da meditação
- pimentelglauber
- 28 de abr. de 2020
- 5 min de leitura

Os benefícios da meditação são quase ilimitados. Excluindo sua rica história, milhares de estudos científicos mostraram que a meditação tem um efeito positivo duradouro na saúde mental e física. Se isso significa reduzir o estresse , aumentar a concentração e a memória , e até retardar o processo de envelhecimento , a meditação consistente tem demonstrado ajudar.
O que é meditação?
Você pode pensar na meditação como uma maneira de exercitar a mente, semelhante à maneira como a aptidão treina nosso corpo. A meditação permite que você se reconecte consigo mesmo, cortando uma confusão de pensamentos para obter uma janela de clareza e amplitude. Na sua essência, a meditação é uma maneira de desenvolver a atenção e a consciência , tanto internamente quanto com o mundo ao seu redor.
Existem muitas maneiras de praticar meditação. Seja qual for a sua abordagem, lembre-se: trata-se de alcançar um estado de espírito relaxante e calmante. Quando você abre espaço para desacelerar as coisas, pode aumentar seu nível geral de atenção e consciência.
Meditação guiada
A meditação guiada é conduzida por um professor, pessoalmente ou por meio de áudio ou vídeo. Os iniciantes em meditação costumam achar essa orientação a maneira mais fácil de começar. Um professor (ou um aplicativo) ajuda você a manter o foco durante todo o processo, apoiando-o com calma durante cada etapa. A direção externa pode ajudar a aliviar os estressores em potencial quanto ao tempo ou preocupações de que você está de alguma forma 'fazendo errado'.
Meditação Mantra
A meditação do mantra envolve repetir uma sílaba, palavra ou frase durante a meditação. Os mantras podem ser falados, cantados, sussurrados ou, mais comumente, repetidos internamente.
Mindfulness Meditation
A atenção plena é sobre aumentar sua consciência e aceitação do momento.
Na meditação da atenção plena , você se concentra no que experimenta durante a meditação, incluindo sensações físicas como o fluxo da respiração. Você também pode observar seus pensamentos e emoções e depois deixá-los passar sem julgamento. A meditação da atenção plena é bastante flexível, pois é recomendável que você a pratique ao longo do dia, fazendo intervalos de um minuto ou mais quando puder.
Ioga
Se você acha difícil ficar quieto ou deseja incorporar alguns alongamentos e exercícios em sua rotina, tente ioga. O yoga é uma prática holística e consciente que inclui movimento físico, respiração, meditação e relaxamento. Semelhante à meditação da atenção plena, o yoga é estar consciente do corpo e da respiração, observando seus pensamentos e emoções sem julgamento. Quando você está acostumado ao yoga, fica muito mais fácil praticar as formas tradicionais de meditação.
Benefício nº 1: combater o estresse e melhorar os processos mentais
Um dos benefícios mais imediatos e comprovados da meditação é a redução do estresse. O estresse está ligado ao aumento de inúmeras questões mentais e físicas , como doenças cardíacas, Alzheimer, diabetes, problemas gastrointestinais e depressão ou ansiedade crônica
.
Quando experimentamos estresse ao longo do dia, nosso corpo reage automaticamente de maneiras que nos preparam para lutar ou correr: esse é o estresse do seu corpo, ou a resposta de lutar ou fugir. Um estado prolongado de estresse pode ser tremendamente prejudicial à sua mente e corpo .
A meditação ajuda desencadeando a resposta de relaxamento do seu corpo . Ele restaura sua mente a um estado calmo, ajudando-a a reparar e prevenir novos danos causados pelos efeitos físicos do estresse.
Benefício n. 2: Aliviar a dor corporal
Tanto em seu contexto budista original quanto em modernos programas terapêuticos, a meditação e a atenção plena foram usadas para ajudar na dor corporal crônica . Embora a meditação não deva ser considerada um substituto para a medicação, estudos descobriram que ela é capaz de reduzir a intensidade da dor. A maioria dos estudos vincula essa resposta à capacidade da meditação de reduzir o estresse, o que diminui o estresse físico e os níveis de dor.
Outra vantagem: a meditação demonstrou ter efeito imediato. Até os iniciantes percebem o impacto positivo da meditação no alívio da dor física.
Benefício nº 3: retardar o processo de envelhecimento
Sim, até a meditação demonstrou retardar o envelhecimento!
Um estudo mostrou que a meditação tem uma influência positiva no nível celular. Um proxy comumente usado para o envelhecimento celular é o comprimento dos telômeros, o DNA e as proteínas que protegem as extremidades de cada cromossomo durante a divisão celular. Os telômeros encurtados estão associados ao aparecimento de muitas doenças relacionadas à idade, incluindo hipertensão, doenças cardiovasculares e demência. Além de comer bem e se exercitar com frequência, a meditação pode retardar o processo de "redução dos telômeros" .
Como Meditar
Vamos explorar como seria uma sessão de meditação de 15 a 30 minutos. Em TRANSCEND: Nine Steps to Living Well Forever , Ray Kurzweil e Dr. Terry Grossman detalham os benefícios da meditação em sua saúde emocional e física.
A seguinte técnica de meditação de mantras é baseada nas tradições orientais e ocidentais, incluindo técnicas desenvolvidas na Harvard Medical School pelo Dr. Herbert Benson:
Primeiro, encontre um ambiente tranquilo e confortável, onde você se sinta seguro e não seja interrompido.
Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou almofada no chão, feche lentamente os olhos e faça duas ou três respirações lentas e profundas.
Torne-se consciente de sua respiração. Respire mais algumas vezes, deixando seu corpo inteiro relaxar a cada expiração.
Após alguns minutos, deixe sua respiração ficar natural e relaxada. Em cada expiração, comece a repetir em sua mente uma simples palavra ou som de duas sílabas. Uma palavra "suave" ou par de palavras sem consoantes é o melhor. Uma sugestão é "ah um".
Agora, repita o som em sua mente a cada expiração. Essa é a essência do processo de meditação. Lembre-se, não é um exercício de concentração - apenas deixe o som acontecer em sua mente sem se concentrar nele.
Se os pensamentos se intrometerem (eles vão) ou você perceber que parou de repetir o som, tudo bem. Gentilmente, traga sua mente de volta à respiração e comece novamente a deixar o "som" se repetir. relaxar. Permita que aconteça o que acontecer. Essa experiência é sobre deixar sua mente livre.
Deixe seus pensamentos irem e virem como nuvens no céu. Não se preocupe com um pensamento ou preocupação negativa. Como uma nuvem, ela mudará de forma e se dissipará. Apenas observe-se experimentando seus pensamentos como se você fosse outra pessoa, sem julgamento.
Continue o processo por 15 a 30 minutos, até que você se sinta naturalmente pronto para terminar sua meditação.
Pare de repetir o som mental e, com os olhos ainda fechados, traga seus pensamentos de volta ao seu horário e local atuais. Respire fundo algumas vezes e abra lentamente os olhos.
É isso aí! Você pode praticar esta técnica uma ou duas vezes por dia, de preferência antes de comer ou 2 horas depois de comer, pois o processo digestivo pode reduzir os benefícios.




Comentários