top of page

As 5 principais dicas para promover a longevidade - Papel da Medicina Funcional

  • Foto do escritor: pimentelglauber
    pimentelglauber
  • 28 de abr. de 2020
  • 5 min de leitura

Todos temos razões diferentes para melhorar nossa saúde e prolongar nossa vida útil. Você quer dominar sua fisiologia para obter um desempenho máximo ou ajudar a criar seus trinetos tataranetos? Talvez você queira visitar todos os sete continentes, ou talvez simplesmente queira parecer e sentir o seu melhor pelo maior tempo possível.


Embora ainda não possamos controlar todas as circunstâncias relacionadas ao envelhecimento, envelhecer enquanto envelhecemos é tanto um processo interno quanto externo. Cuidar de nós mesmos de dentro para fora é vital para nossa longevidade , saúde e bem-estar geral.


Aqui estão cinco coisas que você pode fazer para promover a longevidade de dentro.


1. Faça exames regulares com seu médico.

Existem dois pilares críticos para a longevidade - prevenção e detecção precoce. Prevenir doenças é o nosso objetivo final, mas se você desenvolver algum problema, poderá detectá-lo mais cedo quando for mais fácil de tratar, pois pode ser mais provável uma cura completa. Conversar com seu médico e agendar exames regulares também garante que você receba as novas tecnologias mais atualizadas para ficar à frente do processo de envelhecimento ou doença .


Com que frequência você deve visitar seu médico?

  • Mulheres: faça o teste de papanicolau anualmente. Os exames de mama, a pressão arterial e o coração e os pulmões devem ser realizados periodicamente dependendo do seu historico próprio e familiar.

  • Homens: faça testes aos 25 anos como linha de base e depois a cada cinco anos até os 40 anos. Os exames digitais do reto e da próstata devem começar anualmente aos 40 anos.

  • Mulheres e homens: ambos os sexos precisam de exames anuais de sangue oculto nas fezes para o rastreamento do câncer colorretal a partir dos 50 anos.

  • Além disso: entre 40 e 45 anos, seu médico deve fazer uma avaliação de saúde abrangente de base, com intervalos periódicos programados a cada 3-5 anos até os 60 anos. Depois dos 60, a cada 2-3 anos é o ideal.

Certamente, existem muitos testes mais específicos que você pode ter feito, incluindo perfis lipídicos, homocisteína e proteína C-reativa, perfil hormonal ( hipófise, tireóide, pancreas, suprarrenais, glândulas sexuais)



Certifique-se de organizar seu histórico de saúde antes de sua consulta. Esta preparação tornará o seu tempo com o seu médico mais eficiente e antecipará as perguntas que você possa ter, para que possam respondê-las adequadamente.


2. Medite.

Inspire. Expire.


Acontece que a meditação não é apenas para monges ou iogues - há uma série de benefícios para meditar . Reduz o estresse e o hormônio cortisol associado, limitando a inflamação e aumentando a qualidade do seu sono. O estresse está indissoluvelmente ligado a doenças e a uma vida útil mais curta ; portanto, aprender a relaxar pode fazer uma grande diferença.


A mediação também controla a ansiedade, promove a saúde emocional , prolonga a atenção e a autoconsciência, e pode até reduzir a perda de memória e a pressão sanguínea relacionadas à idade .


Para introduzir uma prática diária de meditação em sua rotina, mantenha-a simples. Tudo que você precisa é de alguns minutos por dia e um espaço tranquilo. Comece com apenas 2-3 minutos por dia e construa a partir daí.


Experimente um desses dois métodos e veja qual funciona melhor para você!

  • Meditação focada na atenção . Sente-se confortavelmente e concentre-se em um único objeto, pensamento, som calmante, visualização ou apenas no ritmo natural da respiração. A idéia é livrar sua mente de distrações ou outros pensamentos. Seja paciente consigo mesmo - isso leva tempo. Se você se distrair com outros pensamentos, traga seu foco de volta ao presente e comece de novo.

  • Meditação de monitoramento aberto . Sente-se confortavelmente e limpe sua mente, concentrando-se em ampliar sua consciência de todos os aspectos do seu ambiente. Sinta todas as sensações em seu corpo e ouça os sons ao seu redor. Essa prática geralmente evoca sentimentos ou impulsos que você geralmente tenta suprimir. Tente evitar o julgamento e deixe que esses sentimentos aconteçam. Lembre-se, se você se distrair, traga seu foco de volta ao presente e comece de novo.


3. Seja positivo (ou pelo menos otimista).

Ser positivo, ou pelo menos otimista, não significa fingir que coisas desafiadoras não acontecem - sabemos que a saúde mental é muito mais complicada do que isso. Mas cultivar hábitos positivos e uma mentalidade mais alegre pode realmente aumentar sua longevidade . Embora essa habilidade possa ser mais natural para alguns do que para outros, desenvolver uma perspectiva positiva não é um objetivo impossível.


Em geral, o otimismo cria processos biocomportamentais mais saudáveis, porque contribui diretamente para a maneira como as pessoas traduzem objetivos em comportamentos. Indivíduos otimistas também são menos propensos a sofrer de doenças crônicas e morte prematura. Estudos sugerem ainda que o otimismo está diretamente relacionado a uma vida útil 11 a 15% maior, em média, além dos 85 anos de idade.


4. Lembre-se do que você coloca em seu corpo.

O que você consome pode ajudá-lo ou magoá-lo. Embora a comida não seja ruim, se seus objetivos incluem uma vida mais longa e saudável, certos alimentos e bebidas são mais benéficos do que outros.


A nutrição é incrivelmente importante para promover a longevidade. A edição da revista Time, The Science of Living Longer , mostra que apenas 25% do risco de morte é atribuído à genética, enquanto 75% é resultado de nossa dieta. Alimentos à base de plantas, como frutas, legumes, nozes, sementes, grãos integrais e feijões, são especialmente poderosos para diminuir o risco de doenças e promover a longevidade. Comer orgânico pode amplificar esses efeitos por várias razões, incluindo menos pesticidas nocivos, OGM e toxinas ambientais que entram no sistema alimentar e no organismo.


A suplementação também é de vital importância para garantir que seu corpo obtenha tudo o que precisa. Vitaminas e minerais como vitamina A, B, C, D e E ajudam a promover a função enzimática adequada , enquanto o óleo de peixe reduz a inflamação e os antioxidantes ajudam a reparar os danos celulares.


Limitar o consumo de álcool - enquanto desfruta dos benefícios potenciais do vinho tinto - pode diminuir o risco de ataques cardíacos, níveis de homocisteína e aumentar a longevidade. Para ter uma melhor chance de ter uma vida mais longa e saudável, recomendamos que você atenha ao limite máximo diário de uma bebida para mulheres e duas para homens. Caso contrário, mantenha o chá de ervas ou verde, café e muita água filtrada.


5. Priorize hábitos saudáveis.

A escolha de melhores hábitos adequados às nossas metas para uma vida mais longa, saúde e bem-estar é uma obrigação em todas as áreas de nossas vidas.

  • Socialização . Embora os relacionamentos sejam externos, o efeito que eles exercem sobre a nossa longevidade é interno. Um forte apoio social pode reduzir o impacto do estresse e da ansiedade , além de ajudá-lo a tomar melhores decisões. Os pesquisadores relatam que a manutenção de redes sociais saudáveis ​​pode ajudá-lo a viver até 50% mais e que apenas três laços sociais podem diminuir o risco de morte precoce em mais de 200% .

  • Exercício. Movimentos de intensidade baixa a moderada são um hábito que precisamos desenvolver se queremos viver mais e com mais saúde. Estudos mostram que apenas 15 minutos de exercício por dia podem ajudar você a obter benefícios, o que pode incluir mais três anos de vida. Além disso, seu risco de morte prematura pode diminuir em 4% a cada 15 minutos adicionais de atividade física diária. O condicionamento físico não precisa ser complicado ou envolver equipamentos de experiência. Considere estes três tipos de exercício para obter todos os benefícios, calçar um par de sapatos e partir.

  • Desintoxicação . Somos constantemente bombardeados por toxinas por dentro e por fora, e não há como evitar todas elas. Mas você pode reduzir significativamente sua exposição, fortalecer suas defesas e remover toxinas acumuladas do corpo e do ambiente.


Ao adotar uma abordagem cuidadosa de seus hábitos, você pode adicionar anos de qualidade à sua vida. Priorize exames do seu médico, meditação diária, uma mentalidade otimista, uma abordagem consciente da dieta e exercícios, desintoxicação e atividades sociais saudáveis


Se tudo isso parecer esmagador, tente começar com uma dessas etapas, integrando-a à sua vida antes de passar para a próxima. Afinal, pequenos passos podem levar a grandes mudanças.


 
 
 

Comentários


Seguir

Entre em contato para mais informações

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 - 19:00

CONSULTA PARTICULAR

EXAMES PELO CONVÊNIO

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • Instagram

© 2017 - DRGLAUBERPIMENTEL

INSTAGRAM

bottom of page