top of page

Obesidade e disfunção erétil

  • Foto do escritor: pimentelglauber
    pimentelglauber
  • 11 de mai. de 2020
  • 4 min de leitura

l

A disfunção erétil é definida como a incapacidade de obter ou manter uma completa ereção suficiente para se envolver em relações sexuais. Outro termo equivalente que é amplamente usado fora dos círculos médicos é impotência.


Disfunção erétil (DE) não é incomum. A maioria dos homens pode experimentar DE ocasionalmente quando está estressada . No entanto, homens que sofrem de disfunção erétil freqüentemente podem ter um problema de saúde que precisa de tratamento. Às vezes, a disfunção erétil não é causada por uma doença física, mas pode ser um sinal de sofrimento emocional ou dificuldades de relacionamento que podem ser tratadas por um profissional.


Nem todos os problemas sexuais que os homens experimentam são causados ​​por DE. Alguns homens podem ter outras disfunções, como ejaculação precoce, falta de interesse sexual e ejaculação atrasada ou ausente.


No texto abaixo a seguir, apresentamos como a obesidade pode afetar as funções sexuais dos homens e como pode determinar a disfunção erétil.


Relação entre obesidade e disfunção erétil


Estudos mostraram que cerca de 30 milhões de homens americanos sofrem de alguma forma de disfunção erétil. Existem várias causas para DE, e a obesidade é uma das mais frequentes. A obesidade aumenta as chances de sofrer de disfunção erétil e pode levar ao desenvolvimento de outras condições, como diabetes, doenças cardíacas, colesterol alto e aterosclerose, que também afetam o desempenho sexual.


Para entender como a obesidade pode causar disfunções eréteis, precisamos primeiro entender como uma ereção é produzida. A ereção ocorre quando o fluxo sanguíneo é aumentado no seu pênis. O fluxo sanguíneo aumenta como resultado de estímulos mentais ou físicos, como pensamentos sexuais ou algo que faz contato com o pênis. Quando esses estímulos deixam um homem excitado, os músculos do pênis relaxam. Esse relaxamento permite que mais sangue flua através das artérias penianas, atingindo as câmaras cavernosas do pênis. O pênis fica rígido quando as cavernas se enchem de sangue. A ereção termina quando os músculos penianos se contraem e empurram o sangue acumulado pelas veias penianas.


O DE pode afetar seu desempenho sexual durante qualquer estágio do processo de ereção. Quando um homem é obeso, ele geralmente apresenta níveis mais altos de colesterol e maior risco de doença cardiovascular. Ambas as condições podem afetar a quantidade de sangue que realmente atinge as câmaras cavernosas penianas que se enchem para causar uma ereção.

Homens obesos também tendem a ser mais sedentários. Estudos demonstraram que homens que praticam regularmente exercícios físicos têm menores chances de sofrer de disfunção erétil.


Sinais de disfunção erétil




Todo homem pode sofrer de disfunção erétil ocasionalmente quando está passando por períodos estressantes. No entanto, é comum considerar-se que você deve consultar um especialista se tiver um ou mais dos seguintes sinais regularmente:

  • Tendo problemas para obter uma ereção

  • Tendo problemas para manter uma ereção

  • Ter um desejo sexual reduzido.

Benefícios de perder peso para sua saúde sexual


Perder peso pode melhorar sua saúde sexual, às vezes de maneira bastante dramática. Um estudo mostrou que mais de 30% dos participantes de um estudo de perda de peso recuperaram sua função sexual. Esses homens perderam 33 libras em dois anos. Apenas 5% do grupo de controle do estudo também melhorou sua função sexual no mesmo período.


Outro estudo mostrou que homens que receberam conselhos detalhados e reduziram seu peso corporal em 10% ou mais tinham maior probabilidade de melhorar sua saúde sexual do que aqueles que mantiveram uma dieta saudável e se exercitaram sozinhos. No final do estudo, 31% dos membros do primeiro grupo afirmaram não ter um DE por mais tempo e 22% do mesmo grupo afirmaram que melhoraram seu DE. Como comparação, apenas 6% dos membros do segundo grupo alegaram não ter mais um DE.


Veja como perder peso melhorará sua função sexual.

  • Níveis mais altos de testosterona - excesso de peso pode afetar seus níveis hormonais . Os níveis de testosterona naturalmente diminuem com a idade, mas os homens acima do peso experimentam uma queda maior nos níveis de testosterona. Níveis mais altos de testosterona melhorarão suas funções sexuais. Homens com níveis mais altos de testosterona têm um aumento no desejo sexual, e é mais fácil para eles terem uma ereção.

  • Pressão Arterial Baixa - Pessoas com excesso de peso geralmente sofrem de hipertensão. Estudos demonstraram que uma pressão alta pode determinar um fluxo sanguíneo peniano anormal que pode levar a DE. Uma pressão arterial mais baixa aumentará as chances de uma ereção.

  • Fluxo sanguíneo melhorado - Homens que se exercitam regularmente melhoram sua circulação. Uma boa circulação fornecerá sangue suficiente para inundar as câmaras cavernosas do pênis, determinando uma ereção.

  • Autoestima aprimorada - Fatores psicológicos também são muito importantes para uma função sexual normal. Os homens que perdem peso tendem a ter uma opinião melhor de si mesmos, portanto, terão uma auto-estima mais alta. Sentir-se melhor consigo mesmo e apreciar a imagem corporal pode aumentar sua confiança. Esse fator psicológico pode tornar o sexo mais agradável e aumentar o desejo sexual.

  • Artérias mais limpas - Quando as pessoas pensam em artérias entupidas, geralmente pensam nas artérias ao redor do coração que podem causar um ataque cardíaco se estiverem entupidas. No entanto, essas artérias são colocadas em todo o corpo e também são muito importantes para sua vida sexual. Uma artéria entupida reduzirá a quantidade de sangue que atinge seu pênis , dificultando a ereção. As pessoas que perdem peso também têm artérias mais limpas, permitindo que o sangue flua livremente em direção ao seu pênis.


Uma das maneiras mais fáceis de reduzir a gordura e aumentar os níveis de testosterona é pelo jejum intermitente. Se você é novo no jejum e está interessado em perder peso rapidamente, sem pagar por treinadores ou suplementos pessoais caros, eu recomendo procurar um médico ou nutricionista



Sumário


A disfunção erétil é mais comum do que você imagina. A maioria dos homens tem uma disfunção erétil pelo menos uma vez na vida. Ter um DE ocasionalmente é normal, especialmente se você estiver passando por um período estressante ou envolvido em um relacionamento insatisfatório.


Alguns homens sofrem de disfunção erétil com mais frequência e devem procurar ajuda profissional. Uma das coisas mais úteis que você pode fazer para melhorar sua função sexual é perder peso. Vários estudos relacionaram obesidade com disfunção erétil. Homens que perdem peso melhoram sua função sexual porque têm um melhor fluxo sanguíneo e porque aumentam seus níveis de testosterona. A psicologia também desempenha um papel importante em ter uma função sexual normal. Homens que perdem peso têm uma auto-estima mais alta e são mais confiantes, tornando o sexo mais satisfatório para eles.


 
 
 

Comentários


Seguir

Entre em contato para mais informações

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 - 19:00

CONSULTA PARTICULAR

EXAMES PELO CONVÊNIO

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • Instagram

© 2017 - DRGLAUBERPIMENTEL

INSTAGRAM

bottom of page