Dicas simples e eficazes para melhorar a saúde do cérebro
- pimentelglauber
- 28 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Não é segredo que nossos cérebros mudam à medida que envelhecemos. Quando envelhecermos, poderemos aproveitar a sabedoria de experiências passadas, mas nosso cérebro (e corpo) leva um pouco mais de tempo para progredir do que quando éramos mais jovens. Felizmente, não importa a sua idade, existem medidas saudáveis e naturais que você pode tomar para melhorar sua função cognitiva.
Comprometimento cognitivo
Demência e doença de Alzheimer podem não ser uma parte normal do processo de envelhecimento, mas são doenças frequentemente associadas ao envelhecimento. Essas doenças não se limitam a uma faixa etária específica, no entanto. Somente nos EUA, existem 200.000 pessoas com menos de 65 anos que sofrem de Alzheimer de início precoce.
O olho destreinado pode ser tentado a descartar os primeiros sintomas da doença de Alzheimer. No entanto, a Associação de Alzheimer considera que esquecer as informações aprendidas recentemente é um sinal precoce da doença de Alzheimer. Pode ser fácil ignorar esse sinal precoce, mas as condições pioram à medida que a doença progride. Eventualmente, os pacientes com Alzheimer perdem a capacidade de manter uma conversa.
Declínio cognitivo natural
O declínio cognitivo pode ser menos alarmante que o Alzheimer ou a demência, mas ainda pode causar problemas no caminho. O comprometimento cognitivo pode parecer perda de memória a curto prazo ou névoa mental e geralmente se manifesta em pessoas idosas que não mantêm um estilo de vida saudável e ativo.
O que você pode fazer
Segundo a Cleveland Clinic , pessoas com uma vida social ativa experimentam a menor taxa de declínio da memória. Manter relações sociais pode beneficiar a função cognitiva geral.
Assim como o resto do corpo, o cérebro precisa de exercícios regulares para se manter em forma. Sem a prática diária, nossas habilidades cognitivas podem diminuir à medida que envelhecemos. Aqui estão alguns exemplos de exercícios cerebrais para ajudar a evitar esse declínio mental:
Fazendo listas e memorizando-as
Questionando a si mesmo
Resolvendo problemas simples de matemática
Narrativa
Desenhando mapas de áreas familiares (arvore genealógica)
O exercício físico combinado com exercícios cerebrais pode trabalhar em conjunto para melhorar a função cognitiva. A Harvard Health Publishing afirma que 120 minutos de exercício moderado por semana podem melhorar a saúde do cérebro. Algumas atividades físicas moderadas incluem:
Caminhada
Natação
tênis
Dançando
Atividades domésticas (lavar a loução, varredura, etc.)
Exercícios físicos como esses podem reduzir a inflamação e melhorar a função cognitiva.
Nutrição
Melhorar a saúde geral significa mais do que apenas incorporar exercícios ao nosso estilo de vida. Uma dieta saudável pode ter um grande impacto na nossa saúde mental e física. Alimentos que suportam a função cerebral, ou "comida cerebral", podem fazer uma grande diferença.
O peixe gordo é um alimento conhecido no cérebro, pois é rico em ômega 3, que incentivam a melhoria da função cognitiva. Estudos mostraram que as pessoas que consomem peixe assado ou grelhado regularmente têm mais massa cinzenta no cérebro do que qualquer outra pessoa. A matéria cinzenta é um componente essencial do sistema nervoso central e contém as células nervosas que controlam a tomada de decisão, a memória e a emoção.
Outros alimentos para o cérebro incluem:
Amoras
Brócolis
Açafrão
Sementes de abóbora
Ovos
Chá verde
Chocolate escuro




Comentários