top of page

Sintomas de desequilíbrio hormonal em homens

  • Foto do escritor: pimentelglauber
    pimentelglauber
  • 11 de mai. de 2020
  • 6 min de leitura


Que homem não tende a correr para longe quando descobre que sua mulher está com comportamento descontrolado devido seus hormônios ? As mulheres são frequentemente vistas como sinônimos de desequilíbrios hormonais; no entanto, é provável que os homens experimentem os sintomas de um sistema fora de seu caminho normal. Nós geralmente não temos consciência disso.


Assim como nossas parceiras femininas, o corpo de um homem consiste em milhares dos mesmos hormônios. O que separa homens e mulheres são os níveis desses hormônios específicos no sistema, a saber, testosterona e estrogênio . Quando um ser humano tem níveis mais altos de testosterona em comparação ao estrogênio, eles desenvolvem as características de um homem e vice-versa para as mulheres.


Vamos analisar os equilíbrios hormonais nos homens, os sintomas e o que os causa. No entanto, para obter uma compreensão clara de como lidar com esses desequilíbrios, precisamos entender melhor quais hormônios são em primeiro lugar.



O que são hormônios?


Ouvimos muito sobre hormônios e temos a tendência de reconhecer que nosso corpo os possui. Poucos podem definir as funções claras desses hormônios ou como eles afetam nossa vida cotidiana. Isto é onde nós entramos.


O que faz dos hormônios parte integrante do nosso sistema é que eles funcionam como mensageiros químicos de dentro do nosso próprio corpo. Os hormônios controlam muitas de nossas principais funções corporais, que variam de humor a reproduções sexuais e fome. Esses mensageiros fundamentais são regulados e secretados através de uma parte do corpo conhecida como sistema endócrino.


A maioria dos hormônios é criada nas seguintes glândulas do sistema endócrino:

  • Adrenal - Produz hormônios que controlam o estresse e o desejo sexual.

  • Hipotálamo - Controla a homeostase dentro do corpo. Regula a temperatura corporal, humor e fome

  • Ovários - Estes são apenas em mulheres. Eles secretam hormônios reprodutivos, como estrogênio, progesterona e testosterona.

  • Pâncreas - Cria insulina como uma maneira de controlar os níveis de açúcar no sangue do corpo.

  • Paratireóide - Responsável pelos níveis de cálcio em todo o corpo.

  • Pineal - supervisiona o ritmo circadiano do corpo, secretando melatonina à noite para preparar o corpo para dormir.

  • Hipófise - Apelidada de “glândula de controle mestre” por sua capacidade de controlar as outras glândulas. De fato, a hipófise pode produzir hormônios que facilitam o crescimento.

  • Testiculos - Assim como os ovários, é aqui que os hormônios masculinos são produzidos, principalmente testosterona e, é claro, esperma.

  • Timo - Produz células T e regula a adaptação do sistema imunológico.

  • Tireóide - secreta hormônios associados a exercícios como freqüência cardíaca e queima de calorias.

Como criamos um desequilíbrio


Os hormônios funcionam como uma máquina bem calibrada. Quando você é jovem e cresce, tudo funciona de forma autônoma. Os meninos se tornam homens à medida que mais testosterona é produzida. Em troca, o cabelo começa a crescer sob os braços e na região pubiana. Você começa a engordar e é capaz de ganhar mais músculo. As ereções tornam-se mais frequentes e seu desejo sexual fica no teto


A vida é ótima.


No entanto, à medida que envelhecemos, nosso corpo também. O cabelo que antes era tão abundante começa a afinar ou diminuir. A partir daí, é tudo ladeira abaixo, pois fica difícil conseguir uma ereção e muito menos manter uma.


Uma vida outrora ótima se torna deprimente de repente.


A razão para esses problemas pode ser uma combinação de inúmeras razões que desencadeiam uma delas - seus hormônios se desequilibraram.


Os desequilíbrios hormonais decorrem de muitos fatores. Pode ser um efeito colateral para medicamentos. Talvez seja muito estresse em sua vida cotidiana. Talvez seja a sua dieta. Seja o que for, os desequilíbrios hormonais desencadeiam uma reação em cadeia de eventos que está afetando sua máquina que já foi bem oleada.


Cortisol - o assassino silencioso de hormônios


O objetivo dos hormônios é manter um ao outro sob controle, bem como os freios e contrapesos do governo. Quando tudo está trabalhando em harmonia, ele cria um estado de homeostase. No entanto, quando os níveis de testosterona se esgotam devido a medicamentos, dieta ou estresse, outros hormônios começam a assumir o controle.


Por um lado, o estrogênio começa a superar a testosterona. Isso leva à queda do cabelo, à impotência e ao ganho de peso. Por sua vez, você fica estressado. Em tempos de estresse, as glândulas supra-renais começam a bombear um hormônio chamado cortisol.


Como os estudos demonstraram, o cortisol impede a produção de testosterona . A razão para isso é que esse hormônio do estresse incita seu instinto de "lutar ou fugir". Por exemplo, quando os níveis de estrogênio causavam surtos de impotência durante um encontro sexual, isso causava estresse. Quando isso começa a acontecer com mais regularidade, sua mente correlaciona sexo com estresse. Portanto, você continua tendo problemas com ereções, o que, por sua vez, faz com que você não ejacule e resulta em menos produção de testosterona.


Então, como você sabe se seus hormônios estão desequilibrados? Aqui estão 6 sintomas de prova completa:


Ganho de peso

Como homens e mulheres distribuem o peso é completamente diferente. O corpo de uma mulher é projetado para ter um filho. Portanto, quando elss ganham peso, o corpo começa a se acumular ao redor do intestino para criar isolamento para o próximo bebê. Isso é o que acontece quando há mais estrogênio no corpo do que testosterona. Como estudos descobriram , a obesidade está ligada a baixos níveis de testosterona.


Baixa libido

A diminuição do desejo sexual pode ser uma combinação de muitas bandeiras vermelhas em seu sistema. Como revelado em uma publicação de Harvard , a disfunção erétil (DE) / baixa libido pode ser um sintoma de doença cardíaca. A maneira como obtemos uma ereção é através do fluxo sanguíneo para o pênis. No entanto, com uma dieta vitalícia de frituras, alimentos processados, açúcares refinados, adoçantes artificiais , nossas artérias começam a engrossar com o tempo. Portanto, o sangue não pode entrar no corpo cavernoso, onde a ereção é alcançada .


Uma segunda causa principal de baixa libido está na cabeça. Como o sangue oxigenado não pode fluir livremente para o pênis, também pode não atingir o cérebro. Em vez disso, nosso velho amigo cortisol começa a reinar supremo. Isso faz com que sintamos estressados ​​com o sexo e não desejemos participar da atividade alegre.


Névoa cerebral e fadiga

Lembra-se de que o sangue total não chegou ao cérebro? O nevoeiro cerebral e a fadiga são todos resultados do cortisol em movimento dentro do sistema. A ansiedade causada pelo hormônio produtor de estresse leva à falta de sono. Como os estudos descobriram, o excesso de cortisol pode causar insônia , o que por sua vez também cria mais cortisol.


Depressão

Enfrentar nossa própria mortalidade à medida que envelhecemos já é bastante difícil. No entanto, perder todas as coisas que nos tornam um homem pode, em primeiro lugar, esmagar completamente a alma. Não ter prazer em sexo, ganhar peso e perder o cabelo sozinho é suficiente para provocar surtos de extrema tristeza. No entanto, tudo isso acontecendo ao mesmo tempo pode facilmente causar um caso de depressão .


Você já deve ter imaginado que o cortisol se alimenta desse tipo de estresse. Como os estudos demonstraram, indivíduos deprimidos com diagnóstico clínico aumentaram os níveis de cortisol do que seus pares não deprimidos.


Perda de massa muscular


Como mencionamos anteriormente, o ganho de peso é aparentemente inevitável para quem luta contra um desequilíbrio hormonal. Só faria sentido que, se houver mais gordura que precisa ser armazenada no corpo, haverá menos massa muscular.


O dedo pode ser apontado aqui para os níveis de estrogênio no corpo, em comparação com a testosterona. Estudos demonstraram que níveis elevados de estrogênio levam a uma maior ingestão de gordura. A razão para isso é quando o corpo sente uma superabundância de estrogênio; começa a preparar o útero para isolamento. Isso esgotará a massa muscular em favor do armazenamento de gordura.


Mamas aumentadas


Assim como seu corpo está se preparando para um útero quando você tem altos níveis de estrogênio, também está se preparando para se alimentar. Essa condição é chamada ginecomastia . É menos carinhosamente conhecido como "peitos de homem".




Por que viver com um desequilíbrio hormonal?


Desequilíbrios hormonais podem parecer inevitáveis ​​porque tendem a acontecer como resultado do processo de envelhecimento. No entanto, esse não é necessariamente o caso. Ser proativo com sua saúde é o primeiro passo para recuperar a harmonia hormonal. Se você está começando a perceber episódios iniciais do que considera um desequilíbrio hormonal, ouça seu instinto.


A partir daí, comece a fazer algumas mudanças em sua vida. Olhe para sua dieta. Pense em exercício. Começar com alguns ajustes nas suas rotinas diárias pode ter um impacto duradouro.

Fique de olho nos sintomas. Faça a si mesmo algumas das seguintes perguntas:





  • Dê uma olhada no espelho. Você começou a perder massa muscular?

  • Em vez de onde você tinha uma figura tonificada, você vê mais gordura da barriga e um crescente dos peitos?

  • Como está a vida na cama?

  • A disfunção erétil causou uma menor libido?

  • Isso desencadeou um caso de depressão que causou insônia e nevoeiro cerebral?

Se algum dos seguintes sintomas começar a afetar sua vida, não hesite em contatar um médico. Não há necessidade de viver o resto de sua vida perdendo as alegrias do que fez de você um homem para começar.

 
 
 

Comentários


Seguir

Entre em contato para mais informações

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 - 19:00

CONSULTA PARTICULAR

EXAMES PELO CONVÊNIO

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  • Instagram

© 2017 - DRGLAUBERPIMENTEL

INSTAGRAM

bottom of page